Uma dica rápida para os programadores brasileiros
Todos sabemos bem quem é que nos ajuda quando estamos em apuros com PHP (isso mesmo, quem, a personificação da utilidade). Pois bem, o nosso bom e velho manual (quase) nunca nos deixa na mão, não é verdade? Acho que todos concordamos com isso. Mas ainda assim vou me arriscar a apontar um pequeno problema nele.
Conheço alguns programadores que ainda não sabem fazer uma leitura básica num texto escrito em inglês. Uns dizem que não têm tempo, outros que dá pra se virar com o que há em português sobre programação. Afinal de contas o nosso bom e velho manual tem boa parte de seu conteúdo traduzida para o português. Pra quê aprender inglês?
Nosso querido manual é realmente traduzido para o português, apesar de a documentação de algumas funções ainda não terem sido traduzidas ainda. Mas faço uma pergunta: se por um acaso não pudermos confiar nem no manual do PHP, será que poderemos confiar em algo mais?
Não estou dizendo, de forma alguma, que o manual é uma fonte não confiável para os programadores. Só queria apresentar uma parte dele que não é tão confiável para os brasileiros, principalmente aqueles que não sabem nada de inglês (fui um destes por um tempo também :} )
O motivo deste post? Veja:
http://br2.php.net/manual/pt_BR/function.socket-bind.php
http://br2.php.net/manual/en/function.socket-bind.php
Entende agora o que eu quero dizer ao apontar o manual em português como “confiável mas nem tanto”?
O primeiro link (tradução do manual para português BR) traz um aviso medonho dizendo para usar a função por sua própria conta pois sua estrutura ou nome podem ser mudados ou o suporte a ela descontinuado. Agora quando você visita o manual em inglês vê que não há nada disso. Isso ocorre provavelmente porque a versão do manual em inglês é bem mais nova que a versão traduzida para o português.
Esse problema de desatualização não acontece somente em funções remotas como a socket_bind(). Veja aqui o manual da função file():
http://br2.php.net/manual/pt_BR/function.file.php
agora em inglês:
http://br2.php.net/manual/en/function.file.php
Novamente isso não é, de forma alguma, uma crítica ao manual (que ainda é a fonte mais confiável de informações) nem aos tradutores (que devem estar atolados de trabalho e não tiveram tempo de atualizar algumas funções). Quero apenas alertá-los, principalmente os mais novos na linguagem, que quando você viu o manual da função em português uma coisa, testou e não funcionou como esperado, dê uma lida nela em inglês para ver se não há nenhuma diferença. Pode estar nessa diferença o detalhe que irá evitar de fazê-lo gastar todo o seu dia procurando uma solução.
Vou mandar os links para o pessoal do manual do PHP, que agora conta com um novo editor: Philip Olson
Tenho certeza de que corrigirão o mais rápido possível.
Até a próxima.
Comments